10 Tendências de Consumo Cruciais para 2013

O novo Trend Briefing - 10 Tendências de Consumo Cruciais para 2013

Em uma visão proativa a Trendwatching demonstra quais são as oportunidades para o mercado no ano de 2013.


sábado, 27 de junho de 2009

MARKETING HOLÍSTICO

O marketing holístico pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos a atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconheçe que no marketing 'tudo é importante' - o consumidor, os funcionários, outras empresas e a concorrência, assim como a sociedade como um todo - e que muitas vezes se faz necessária uma perspectiva abrangente e integrada. Os profissionais de marketing devem lidar com uma variedade de questões e certificar-se de que as decisões em uma área são coerentes com as decisões em outras.

O marketing holístico é, portanto uma abordagem do marketing que tenciona reconhecer e harmozizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing.
DIMENSÕES DO MARKETING HOLÍSTICO:

MARKETING INTERNO:
Departamento de marketing
Gerência sênior
Outros departamentos

MARKETING INTEGRADO:
Comunicações
Produtos e serviços
Canais

MARKETING DE RELACIONAMENTO:
Clientes
Canal
Parceiros

MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL:
Ética
Meio ambiente
Legalidade
Comunidade
Administração de Marketing (Kotler/Keller) - 12ª edição, PEARSON.

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Tendências para o Mercado

Caro leitor

O mercado do luxo é ponto de referência para os demais, pois é ele quem inspira na criação de produtos e serviços inovadores.

Tudo o que ocorre no mercado do luxo, impacta direta ou indiretamente na pirâmide de consumo.

Segundo artigo publicado no site da revista HSM no link abaixo:
http://www.hsm.com.br/artigos/inovacao-do-consumo-na-base-da-piramide, as classes C, D e E estão ditando as regras de consumo. Isso demonstra que a influência que o mercado do luxo tem sobre essas classes, faz com elas sejam cada vez mais exigentes na aquisição de produtos (bens e serviços).

Embora ainda haja imensa desigualdade social,
as classes C, D e E também são responsáveis pelo aquecimento da economia e isso dá-se pelo reconhecimento das empresas sobre o potencial poder de consumo dessas classes.

O investimento em pesquisas e a busca constante de aperfeiçoamento de produtos (bens e serviços) que alcançem o poder aquisitivo dessas classes são cada vez mais disseminados.


O conceito Base da Pirâmide, bem como a sua capacidade de gerar riquezas está muito bem definido no livro de C. K. PRAHALAD que pode ser lido no link a seguir: http://books.google.com.br/books/about/A_Riqueza_Na_Base_Da_Piramide.html?hl=pt-BR&id=j65-XYgJ1OsC

Nas postagens a seguir irei expor algumas tendências no mercado do luxo e como elas refletem na base da pirâmide.

Definição de Marketing Segundo a American Marketing Association

"O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado".


KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
750 p.



A mudança ocorrida no pensamento estratégico dos últimos anos gira em torno da crise econômica global, e da necessidade de alinhar os objetivos das organizações às questões sociais e ambientais.